Personagem da Feira de São Cristóvão – Baiano

01/03/2017 0 Por afs
Personagem da Feira de São Cristóvão – Baiano

“Essa loja aqui, eu considero um pedaço da Bahia.

Muitas pessoas chegam aqui e se sentem no Pelourinho.”

     Estas são as palavras de Miguel Bezerra se referindo a sua loja dentro da feira, onde comercializa produtos artesanais, chapéus, carrancas, ímãs, incensários e, principalmente, artigos destinados aos praticantes e amantes da capoeira como roupas, cordas, verga, tabaque, pandeiro e berimbau.
Nascido na cidade do Senhor do Bonfim(BA), Miguel – mais conhecido na feira pelo adjetivo gentílico baiano – saiu de casa aos 14 anos e foi para São Paulo, onde ficou 5 anos. Quando conheceu o Rio, em 1972, foi paixão a primeira vista. Praia, sol e o calor humano, foram especialmente importantes para conquistá-lo. Desde então, mora na cidade.
Começou na feira em 1999, fornecendo suas mercadorias para os feirantes, trazidas diretamente da Bahia. Pouco tempo depois, adquiriu um espaço já no interior do pavilhão, onde, hoje, tem sua loja na rua João Gordo, E 92.
Segundo ele, a primeira quadrilha da Feira foi ideia sua – fala com orgulho.
Baiano, além de comercializar seus produtos, tem paciência para ensinar aos seus clientes, em poucos minutos, os fundamentos para tocar o berimbau.
Empolgado e amante da Feira de São Cristóvão, ele é taxativo: “É o lugar mais seguro para se divertir no Rio.”