A melhor Festa Junina do Rio de Janeiro é na Feira de São Cristóvão

06/06/2017 0 Por afs
A melhor Festa Junina do Rio de Janeiro é na Feira de São Cristóvão

 A Festa Junina é uma das comemorações mais animadas e longas do nosso calendário, originalmente, com a duração apenas no mês de junho. Mas, em alguns lugares, se estende até agosto, por conta da alegria e entusiasmo do público pela sua celebração.
A Feira de São Cristóvão é um desses lugares, onde essa festa começa no primeiro fim de semana de junho e se estende até o último fim de semana de agosto. É o período do ano que é o ápice da Feira, é chamado pelos feirantes de “nosso Natal”.

Foto: Helio Motta

 Essa comemoração tem início no calendário juliano (pré-gregoriano) como uma festa pagã em comemoração a fertilidade da terra e dos animais, e as boas colheitas. Por sua origem agrária, as festas juninas remetem a elementos próprios do campo como trajes caipiras, ornamentação com folhas de bananeiras e coqueiros, bambus, palhas e sabugos de milho.
Com o tempo, a Igreja Católica adotou essas festas pagãs do mês de junho, dedicando-as aos três santos: Santo Antônio no dia 13, São João Batista no dia 24 e São Pedro no dia 29. Como parte da cultura europeia, ela é introduzida pelos portugueses durante a colonização do Brasil, principalmente na região Nordeste, coração do assentamento colonial. E com o passar do tempo, propagada em todo o território nacional.
Mas é na região Nordeste que a festa se torna mais incrementada, aquecendo a economia das cidades que promovem esse grande evento – durante um mês. Turistas nacionais e estrangeiros disputam espaço nos arraiais – local, geralmente ao ar livre, cercado ou não, onde barracas estão distribuídas com comidas típicas e brincadeiras – para ver a apresentação das quadrilhas.
Temos ainda na época, uma forte influência de elementos culturais chineses, espanhóis e franceses. Como os fogos, a dança das fitas e as típicas quadrilhas, respectivamente. Com o passar do tempo, esses elementos misturam-se aos aspectos culturais dos brasileiros.
A Feira de São Cristóvão – que representa com brilhantismo a cultura nordestina na cidade do Rio de Janeiro – estará preparando, assim como nos últimos anos, uma grande festa para receber o público e honrar essa tradição da região mãe, com apresentação das quadrilhas, comidas típicas e muita diversão para você e sua família.
Venha se divertir.