A magia do Natal – Uma data especial e cheia de simbolismo

17/11/2017 0 Por afs
A magia do Natal – Uma data especial e cheia de simbolismo

     O Natal é uma das datas mais esperadas do ano e sua história é repleta de simbolismo.
O dia 25 de dezembro era a data das festas pagãs que, originalmente, era destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno(hemisfério norte). E somente no ano de 354, a Igreja Católica deu um novo significado a data estabelecendo oficialmente a comemoração do nascimento de Cristo – que até então não tinha uma data fixa – com o objetivo de estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano.

Papai Noel e sua origem
     A figura carismática do bom velhinho e tão esperada pelas crianças no Natal, foi inspirada no bispo Nicolau, nascido na Turquia por volta do ano de 270, filho de nobres. Segundo os estudiosos, seus pais eram devotos do cristianismo e ao morrerem, deixaram uma fortuna para o filho que não hesitou em distribuir aos mais pobres e necessitados. São Nicolau foi adorado por todos pelo seu gesto de caridade, espírito de oração e aos milagres, o que o elevou a santo pela Igreja Católica.
     A figura do santo, comemorado na liturgia em 6 de dezembro, passou a ser associada ao Natal na Holanda e Inglaterra, e difundiu-se pelo mundo rapidamente.

Roupa do Papai Noel
     A roupa do Papai Noel, até o final do séc. XIX, era representada por uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast inovou na imagem do bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, foi apresentada na capa da revista Harper’s Weeklys, nesse mesmo ano.
     Uma campanha publicitária realizada pela Coca-Cola em 1931, mostrou o mesmo figurino criado por Nast que eram as mesmas cores do refrigerante. O resultado espetacular da campanha publicitária ajudou a propagar pelo mundo a imagem do Papai Noel.

O significado da Árvore de Natal
     Item presente em quase todos os lares do mundo na decoração natalina, a Árvore de Natal, juntamente com outros enfeites, dá um clima especial a essa confraternização.
     A origem dessa tradição não se sabe ao certo, mas, acredita-se que tenha começado em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa vez, em um passeio noturno pela floresta, Lutero ficou deslumbrado com a cena que viu dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Faziam parte dessa decoração, estrelas, algodão e pequenos enfeites. As velas acesas iluminavam a sua criação e, assim, poder mostra aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.
Durante o período colonial, essa tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães que vieram morar na América. No Brasil, de maioria cristã, passou a fazer parte, também, das festividades natalinas.

Presépio
     Temos ainda o presépio, como importante decoração do Natal, criado por São Francisco de Assis em 1223, quando montou o primeiro presépio em uma gruta na Itália com o objetivo de facilitar a compreensão do nascimento de Jesus. O presépio reproduz o cenário do nascimento de Jesus – uma manjedoura, os pais do menino, os três reis Magos e os animais.