Castanha-do-pará, este alimento é um poderoso aliado contra doenças

10/01/2019 0 Por afs
Castanha-do-pará, este alimento é um poderoso aliado contra doenças

O poder nutricional da castanha-do-pará impressiona pelos inúmeros benefícios que ela pode proporcionar a sua saúde. Também chamada de castanha-do-brasil e conhecida como fruta da família das oleaginosas, é fonte de fibras, rica em vitaminas e minerais como potássio, magnésio, zinco e, em especial, o selênio, seu principal componente. Esse mineral desempenha um papel vital no corpo humano, pois protege a saúde do coração, fortalece o sistema imunológico, possui propriedade antioxidante e contribui para a desintoxicação do organismo. No entanto, antes de sair comendo exageradamente essa oleaginosa é bom saber a quantidade diária ideal para que seu corpo possa gozar desses benefícios.
Para um adulto e criança acima de 14 anos, 2 unidades por dia da castanha, durante pelo menos 5 dias na semana, de maneira contínua, fará você aproveitar as vantagens proporcionadas por seus nutrientes. Agora, não se deve consumir mais do que a dose recomendada pois, segundo especialistas da nutrição, o consumo exagerado desse alimento pode causar dores, fraqueza muscular e manchas nas unhas.
Seguem algumas dicas importantes para você degustar a castanha sem riscos de contaminação: Como comprar, encontrar, armazenar e consumir a castanha.

  • Dê preferência as oleaginosas embaladas de fábrica. A granel o risco de contaminação aumenta devido a manipulação, exposição e a dificuldade no controle da validade;
  • Lojas de produtos naturais ou locais de boa procedência, evitando assim, a compra de produtos velhos ou estragados;
  • Armazenar em local fresco ou até mesmo na geladeira e protegido da luz para não perder as suas propriedades;
  • Evite aquecer para não oxidar e deixá-la rançosa. Existem as versões já salgadas ou com cobertura açucarada. Priorize as naturais. Você pode degustá-la crua ou adicionada picada em frutas, saladas, vitaminas e sobremesas.