Personagem da Feira de São Cristóvão – Eloine Trindade Borges – Loja Escambau

18/01/2018 0 Por afs
Personagem da Feira de São Cristóvão – Eloine Trindade Borges – Loja Escambau

Se o pós-moderno trouxe o pluralismo cultural como valor, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é um lugar que ilustra a beleza dessa tendência plural sem perder a essência de suas tradições. Em ambiente animado e divertido, oferece uma diversidade de produtos e serviços que unem gostos contraditórios e onde os diferentes grupos convivem. Uma loja que contextualiza essa diversidade da feira é a “Escambau”. Em um espaço atraente e aconchegante – da nordestina Eloíne Trindade Borges(60) ou simplesmente Elô – que comercializa apenas produtos da moda rock – gênero de música que surgiu nos Estados Unidos no fim dos anos 1940 e, para alguns, se transformou em um estilo de vida.

Elô é uma pessoa de alma leve e recebe a todos com sorriso aberto, curte MPB e não esconde sua predileção pelos Clássicos do Rock como Beatles e Rolling Stones, além de Dire Straits e Pink Floyd. Nasceu no Maranhão, no município de São Bento e veio para Rio aos 4 anos de idade com a sua mãe Rosália – que desejava uma vida melhor em solo carioca. Aqui ela formou a sua família e teve dois filhos, Leonardo Borges(40) e Vinícius Borges(34). Durante muitos anos, trabalhou na área administrativa de uma empresa do setor energético na qual tirou todo seu sustento.
A ideia da loja Escambau surgiu em 2005, idealizada pelo seu filho Leonardo, amante de rock. Na ocasião, prestes a se aposentar e desejosa em realizar seu próprio negócio, ela não hesitou em aceitar a parceria com seu primogênito. A Feira de São Cristóvão, local que frequentava apenas para pequenas compras, tornou-se a primeira opção para o empreendimento que, na sua visão, tem um potencial favorável ao comércio, além do baixo custo. Alguns meses depois, com a saída do filho, passou a tocar a loja sozinha. A pouca experiência no setor e a ousadia na escolha do local, foram os grandes desafios que, admite, lhe causavam uma certa insegurança. Mas a resposta do público foi imediata, e a partir de então, se sentiu mais segura e confiante.

“Mas eu me realizei profissionalmente aqui. É aqui que eu gosto e eu me sinto à vontade. É aqui que eu coloco toda a minha criatividade para funcionar.”

Eis que, em 2009, surgiu uma loja na rua principal. Impulsionada por uma amiga, não perdeu a oportunidade. A mudança trouxe novos ares. E o que já estava bom ficou ainda melhor. Em um espaço mais amplo tem a oportunidade de colocar em prática a sua criatividade.
Ao adentrar a loja, o universo da moda rock se abre diante de você. De imediato, podemos notar que a disposição dos produtos e o humor do ambiente sugerem descontração. Os itens sobem pelas paredes e cobrem o teto. E em todas as direções há algo a ser explorado. Camisas impressas com cantores e bandas de rock são a febre; casacos, bonés e os acessórios, completam a produção.
Além de sua proposta ousada, a escolha do nome da loja provoca uma certa curiosidade. “Escambau”, sem o “o” no início, tem a sua origem controversa e dá o sentido de, como se sabe, “mais um monte de coisas” ou “etc”, como queira.
Para Elô o sucesso da loja é uma realização pessoal e deixa seu comentário sobre a feira: “Um lugar alegre, e a maioria, acredito, gosta dessa simplicidade e informalidade, onde você pode vir vestido como quiser. Aqui é democrático e é bom de se trabalhar. Um local que fervilha essa energia do comércio. Agora, o lado ruim, é que carece de uma boa infraestrutura e projetos que possam revitalizá-la”, finaliza.
E, vale ressaltar, principalmente aos mais conservadores, que a tradicional Feira de São Cristóvão continua sendo a maior representante da cultura nordestina fora de sua região. Artesanato, folclore, repentistas, forró pé de serra, literatura de cordel, e, claro, comidas e bebidas típicas da região, fazem a festa do povo.
E aí, você ainda não conhece a feira? Então venha! Aqui o que não falta é diversão.