Personagem da Feira de São Cristóvão – José Fernandes da Silva – Loja Rei dos Temperos e Cereais

11/01/2019 3 Por afs
Personagem da Feira de São Cristóvão – José Fernandes da Silva – Loja Rei dos Temperos e Cereais

A maneira tradicional de adicionar, completar ou aprimorar os sabores, aromas e as cores dos alimentos, é recorrer ao poder dos maravilhosos temperos(ervas e especiarias). São eles os responsáveis em dar o toque especial às delícias da gastronomia mundial. Dos pratos mais simples aos mais sofisticados, os ingredientes utilizados como tempero, cada um com suas características sensoriais e bem adicionados aos alimentos, atraem o olhar e proporcionam sensações prazerosas ao olfato e ao paladar.
Um local ideal para você encontrar esses condimentos e deixar suas refeições mais saborosas e surpreendentes é no Rei dos Temperos e Cereais, na Feira de São Cristóvão, do nordestino José Fernandes da Silva(68). Nascido na cidade de Mamanguape – município da Paraíba -, ele decidiu, em 1971, aventurar-se em território carioca, onde já se encontravam alguns parentes. E não diferente de seus conterrâneos que aqui chegavam, veio disposto a trabalhar. Jovem e cheio de vitalidade, o que não lhe faltou foi trabalho para que pudesse permanecer na cidade. Nesse período, ele destaca com orgulho a experiência como cobrador de ônibus e açougueiro. E foi num desses raros momentos de lazer que teve a oportunidade de visitar a Feira de São Cristóvão – quando as barraquinhas ainda eram armadas no entorno do pavilhão. O ambiente lhe trouxe nova inspiração que o levou, pouco tempo depois, a conciliar o trabalho no açougue com a venda de temperos na feira, até então, um produto pouco explorado no local, ressalta ele.
Depois de muitos anos nesse ramo, e seu comércio a pleno vapor, a feira, em 2003, é transferida para o interior do pavilhão. Neste momento, todos os feirantes são credenciados pela prefeitura na condição de permissionários. Nessa transferência, José, que já trabalhava apenas com a venda de temperos, é contemplado com uma loja na rua principal, onde se encontra até hoje.

“Trabalhar é o melhor negócio, e viver a vida”, disse feliz.

A loja Rei dos Temperos e Cereais, como o nome sugere, dispõe de uma variedade enorme desses produtos. Nos temperos, dos mais tradicionais como pimenta do reino, canela, noz-moscada, açafrão, mostarda, orégano e, passando pelo queridinho dos especialistas, o sal rosa do Himalaia, aos incríveis temperos mistos, que valem a pena experimentar, resultado da criatividade dos renomados chefs da cozinha brasileira. Nos cereais, aveia, fava, milho, feijão de corda, entre outros. Quanto ao abastecimento da loja, as mercadorias chegam dos principais fornecedores das regiões Sul e Sudeste, e, segundo Fernandes, o período de maior procura pelos seus produtos é nos meses de junho e julho. No local, você ainda encontra compotas de doces, melados, biscoitos e algumas marcas da famosa branquinha.
Há quase 50 anos morando no Rio, dos quais 30 anos como comerciante na feira, esse paraibano com pouco talento na culinária e muita dedicação ao trabalho, está satisfeito com o seu empreendimento e extremamente grato aos clientes, a quem credita o sucesso do seu comércio na feira. Hoje, toca a loja com Erison(30), um dos seus seis filhos, e a distância e o tempo não são motivos para esquecer a sua cidade natal, local ao qual frequentemente retorna para visitar parentes e amigos. E, com bom humor, finaliza: “tomo café aqui e almoço lá”.