Baião de dois, uma delícia de mistura brasileira

25/04/2019 0 Por afs
Baião de dois, uma delícia de mistura brasileira

A culinária brasileira é temperada de sabores e criatividade, e nos proporciona uma variedade tremenda de prazeres gustativos. Essa riquíssima culinária é fruto da forte influência das cozinhas indígena, africana e ibérica, que dão um toque especial à nossa mesa. A região Nordeste, por exemplo, é marcada por essa mistura saborosa de diferentes culturas, e seus pratos se caracterizam principalmente pelo sabor forte e o gosto pela pimenta. Suas receitas normalmente levam carnes bovina e caprina, frutos do mar, peixes, vegetais e muito tempero.
Um dos clássicos da culinária nordestina, originalmente do estado do Ceará, apreciado também na região Norte e afamado em solo carioca é o baião de dois. A receita original é produzida com a mistura do arroz cozido com feijão verde cozido e queijo coalho. Em determinadas regiões, o prato pode sofrer variações com a utilização de outros tipos de feijão como o de corda e levar couve e carne-seca à mistura. Para realçar o sabor, pode ser adicionado também tomate, cebola, pimentão e especiarias como o coentro e a cebolinha. Se desejar, a nata pode ser acrescentada para trazer cremosidade ao prato, que pode ser acompanhado com manteiga de garrafa.
Por misturar dois ingredientes muito conhecidos da mesa brasileira e de fácil acesso, arroz e feijão, o baião de dois é bem consumido na zona rural. Segundo consta a história, a origem do prato pode ser atribuída às condições ambientais, já que o povo nordestino enfrentava um longo período de seca na região, o que gerava a escassez de água e comida, exigindo dos seus habitantes um controle rigoroso desses dois elementos essenciais à vida para que não houvesse desperdício. Daí o resultado dessa mistura arretada, do arroz com feijão, feito principalmente à noite para aproveitar a sobra do feijão cozido durante o dia.
O sonoro termo baião, que deu origem ao nome do prato, é um gênero de música e dança popular do nordeste brasileiro, derivado de um lundu – tipo de dança e canto introduzido no Brasil durante o período da escravatura, provavelmente por escravos de Angola. O baião de dois notabilizou-se a partir da segunda metade da década de 1940, na animada e festiva música de Luis Gonzaga (“rei do baião”) e Humberto Teixeira(“doutor do baião”) com o título homônimo.
E para você que deseja saborear essa mistura bem brasileira, um lugar credenciado para servir o que há de melhor da culinária nordestina é a Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, espaço que reúne gastronomia e diversão em um só lugar.
Eis o trechinho da música Baião de Dois, de Luis Gonzaga, que exalta a saborosa mistura:

“Se o baião é bom sozinho
Que dirá baião de dois
Ai ai, baião de dois, ai ai, baião de dois”